
O YouTube permite que os usuários compartilhem conteúdos em vídeo com telespectadores do mundo todo, que são visualizados a partir de um algoritmo de recomendação de vídeos. A plataforma é a segunda maior rede social do mundo considerando o número de usuários ativos, de acordo com um relatório elaborado pela We Are Social e Hootsuite.
Compartilhar informações em vídeos no YouTube demonstra credibilidade para o seu negócio e transmite que a empresa tem domínio e autoridade suficientes sobre o assunto para comercializar os produtos e serviços relacionados. Além disso, o YouTube é o segundo maior buscador da internet, atrás apenas do Google, o que pode garantir novos seguidores e potenciais clientes.
Canal no YouTube: por onde começar
Para dar o primeiro passo na maior plataforma de vídeos do mundo, é necessário criar uma conta e um canal no YouTube. Vale escolher um nome personalizado para o canal respeitando o nome do seu negócio e o assunto principal para que seja fácil de encontrar o perfil nas buscas orgânicas.
Nesse processo também é fundamental configurar o logo/foto do perfil e a foto de capa (que devem transmitir a essência do conteúdo do canal e do seu negócio), personalizar a URL para que os usuários encontrem o perfil de forma mais fácil e otimizar o processo de upload dos vídeos. Crie templates para título, descrição, marcações, hashtags e o layout da thumbnail (capa individual dos vídeos) para já deixar tudo pronto para começar.
Como criar conteúdo para o YouTube
Essa é a etapa mais importante para se destacar no YouTube. Ao definir a linha editorial do seu canal é fundamental entender sobre o assunto que você vai falar, quem consumirá o conteúdo e o que o seu público tem de dúvidas, interesse por curiosidades e o que quer entender de forma detalhada.
Com isso em mãos é possível determinar os pontos chaves da sua estratégia de conteúdo para o YouTube: frequência, duração, formato e temas a serem abordados. Muita atenção no processo de determinar os dias e horários, afinal, os seguidores tendem a esperar por seus conteúdos e manter datas fixas ajuda a gerar demanda. A partir daí vale montar um cronograma de produção, que contemple os seguintes pontos:
-Detalhamento do assunto para construção dos roteiros;
-Construção do cenário e convite aos participantes da gravação;
-Alinhamento com os profissionais envolvidos no processo do vídeo;
-Agenda mensal com datas de gravação, edição e publicação do vídeo.
Estratégias para popularizar seu conteúdo para o YouTube
-Experiência: Invista em formatos que proporcionem uma experiência de reprodução positiva para o seu público. O Shorts, a nova ferramenta que parece o TikTok, possibilita que você grave vídeos com a câmera do seu celular, edite, compartilhe e maratone vídeos curtos (com até 60 segundos) no YouTube.
Já na versão padrão, novas funcionalidades são lançadas frequentemente para otimizar a experiência do usuário. Adote o Chapters para dividir os trechos dos seus vídeos em capítulos, atribua vídeos de assuntos relacionados à playlist, adicione materiais complementares ao conteúdo na descrição. Use e abuse das ferramentas que o YouTube disponibiliza:
– Use SEO: Estratégias sobre como estudar as palavras-chave mais buscadas pelo seu público para criar um bom título e descrições eficientes, editar o nome do arquivo para o assunto do vídeo antes de fazer Upload e estimular o engajamento do usuário através do conteúdo são bons hacks para aumentar as visualizações.
Além disso, o YouTube permite a navegação através de hashtags, assim, ao clicar em uma delas,o usuário é direcionado para uma página que reúne todos os vídeos tagueados com o termo em destaque.
-Divulgue em outros canais: Compartilhar o link do seu conteúdo em vídeo em todos os canais relacionados ao negócio é outra iniciativa que ajuda a popularizar seu canal. Utilize o YouTube como uma fonte de informação mais completa e detalhada sobre assuntos abordados nas redes sociais, e-mails marketing e até negociações com o time comercial.
Nesse contexto é fundamental entender, no entanto, os momentos em que faz sentido receber o conteúdo em questão. Afinal, compartilhar o vídeo torna-se uma oportunidade apenas quando ele traz informações relevantes e agrega ao que já havia sido apresentado ao usuário anteriormente.
-Fique de olho nos concorrentes: Sim, os seus concorrentes podem ajudar (e muito) o seu negócio. A análise dos seus concorrentes é fundamental para continuar ganhando relevância no seu canal do YouTube, principalmente quando você analisa outros canais e entende quais conteúdos e formatos deram certo por lá.
A dica importante aqui é: não copie o seu concorrente, analise e aprenda o que trouxe resultados positivos para então buscar uma abordagem diferente, de acordo com o ponto de vista do seu negócio, para trazer informação com uma nova visão para o seu público.
Quer promover o seu negócio e conquistar novos públicos na internet? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻